Proibido a cópia ou reprodução dos artigos aqui contidos, exceto se houver autorização do autor. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um pouco sobre ética e moral

Olá leitores,

   Essa semana estava em um debate sobre homossexualidade e fizeram a seguinte afirmação: "Ser homossexual é contra a moral e a ética.". Certamente essa pessoa desconhece totalmente qual conceito destas palavras e isso me levou a escrever esse tópico. Por mais triste que seja ouvir uma declaração dessa, vou me ater ao foco do post e prometo dissertar sobre a Homofobia em outra ocasião.

   Ética é uma palavra que ouvimos muito ultimamente e a maioria das pessoas nem se quer tem noção de seu significado. Segundo a filosofia moderna: "Ética tem a ver com o 'bom', é o conjunto de valores que apontam qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade." ou seja, segundo os valores que um indivíduo adquiriu - seja em através de qualquer meio - ele irá definir um determinado com bom ou ruim e é justamente nesse ponto que se torna relativo.

   Vejamos a seguinte situação: a maioria das pessoas que convivemos acredita que as mulheres devem ser respeitadas e tratadas como iguais e, acima de tudo, todos merecem respeito a vida e a sua sanidade física. Homens e mulheres, em nossa cultura, são tratados de formas idênticas (pelo menos teoricamente) em relação ao matrimonio. Então essa cultura, certamente, condenará o ato de apedrejar mulheres que tem relações extra-conjugais, logo será considerado um fato ruim ou "do mal" para os que compartilham desta cultura. Todavia os povos do oriente médio aprovam este tratamento e põe em prática constantemente, obviamente os mesmos consideram este ato como bom ou "do bem". Então quem está certo ou errado? 

   Portanto se torna impossível dizer que algo é certo ou não, ético ou antiético, bom ou ruim. Se torna possível dizer, apenas, "Isto é certo ao meu ver" ou "Isto não se encaixa em minha ética.". Contudo existe uma forma de ponderar os fatos em busca de um "bem comum" e isto se chama moral. Segundo a filosofia moderna, moral define-se como: "Moral tem a ver com o 'justo': é o conjunto de regras que fixam condições equitativas de convivência com respeito e liberdade.", em outras palavras seria uma forma de balancear as mais diversas éticas a fim de estabelecer um consenso igualitário.


   Pensem um pouco sobre o mundo que vivemos, será que é estabelecido uma moral comum? Ou será que é possível estabelecer-se uma moral universal? Esta é uma grande dúvida dos filósofos atuais. Comentários como o que eu citei na introdução do artigo nos mostram que é difícil estabelecer uma moral dentro de um grupo pequeno como um bairro ou um condomínio; imaginem, então, estabelecer uma moral única para todos os homens. Imaginem fazer um muçulmano aceitar e respeitar (m cristão protestantes. Ou então fazer várias religiões aceitarem e respeitarem os Ateus. Por mais que se torne difícil a unificação da moral a sociedade caminha para uma forma mais homogênea de respeito, o que já é um bom sinal. 

   Ambos estes conceitos são o que mantém sólida a nossa sociedade. É impossível imaginar uma forma de convivência - seja ela entre qualquer espécie - sem que haja ética e moral no pensamento dos indivíduos. Caminhamos para uma memória, todavia a mesma depende de nós. Portanto tomemos consciência de nossos atos e busquemos uma maior reflexão sobre nossos conceitos. Quem sabe desta forma podemos, algum dia, ver um raio de luz da chama da paz?

1 Comentário:

Anônimo disse...

FONTE: WIKIPEDIA, grande merda isso

Postar um comentário

  ©Blog Catarse - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo